31.10.12

Uma ferrovia ao nível da Serra Leoa

SPACE
Sem qualquer paralelo na Europa e ao nível da Serra Leoa (um dos 10 países mais pobres do mundo): foi assim que Manuel Tão, um dos especialistas portugueses em transporte ferroviário, qualificou dias atrás a situação da ferrovia em Portugal, «o único país da Europa que acusa perda consecutiva de passageiros» nas últimas décadas, graças à gestão ruinosa dos sucessivos governos que, desde Cavaco Silva nos anos 80, desinvestiram fortemente neste meio de transporte do futuro - para apostarem praticamente tudo na rodovia (que tanto contribui para o endividamento externo do país). Não é com exagero que Manuel Tão afirma que Portugal está a caminho de ter apenas «restos de caminho-de-ferro à volta das grandes cidades».
SPACE
Se na ferrovia a comparação que se faz é com a Serra Leoa, no que diz respeito a autoestradas estamos à frente de praticamente todos os países do mundo.
SPACE
(se atendermos a uma classificação ponderada englobando os critérios mais relevantes - área do país, população e riqueza produzida -, nenhum outro país da Europa nos bate; mesmo em termos absolutos - tendo em conta só o número de quilómetros de autoestrada - , este nosso pequeno país tem a sexta rede mais extensa da Europa).
SPACE
E isto diz muito daquilo em que nos tornámos: um país de novos-ricos – agora novos-pobres, sem dinheiro para andar de carro nas autoestradas onde desbaratámos o dinheiro.
SPACE
Portugal já tem uma rede ferroviária menor do que a rede de autoestradas – o que não tem paralelo em qualquer outro país da União Europeia. Só para citar alguns exemplos, a Alemanha tem apenas 33 quilómetros de autoestrada por cada 100 quilómetros de linhas férreas; a França, 35 quilómetros; o Reino Unido, 22 quilómetros; a Suécia, 17 quilómetros; a Finlândia, 13 quilómetros; a Áustria, 27 quilómetros.
SPACE
«Perante políticas destas – acrescentou Manuel Tão –, Portugal afunda-se ainda mais na dependência do petróleo». Mas isso são contas que os nossos governantes parecem sempre ter dificuldade em entender.
SPACE
Não há inversão à vista: a ferrovia em Portugal continua a afundar-se. Provavelmente a caminho do Burundi.
SPACE
Fotografia retirada daqui.
SPACE

Sem comentários:

Enviar um comentário