19.12.12

Supressões de comboios II

SPACE
Telefonema para as informações da CP (19/12/2012):
SPACE
Pergunta: «Tem havido muitas supressões de comboios na linha de Cascais desde o início da semana passada. Qual é o motivo?»
SPACE
Resposta: «O motivo é uma greve às horas extraordinárias, por parte do sindicato dos maquinistas e revisores, que tem estado a afetar com maior incidência esta semana os serviços da linha de Cascais, sim».
SPACE
É realmente notável: a greve às horas extraordinárias mantem-se ininterruptamente há oito meses. Esta onda de supressões de comboios só existe desde o início da semana passada. E querem que acreditemos que a causa destas supressões é aquela greve?
SPACE
A Federação dos Sindicatos de Transportes confirmou hoje que o verdadeiro motivo das supressões foi o facto de a CP ter posto muitos trabalhadores de férias ao mesmo tempo (como escrevemos aqui anteontem).
SPACE
A CP não prestou esclarecimentos à comunicação social, mas podemos facilmente adivinhar uma explicação à chico-esperto para a afirmação de que a causa das supressões é a greve às horas extraordinárias: se neste momento existe uma grande falta de pessoal, ausente por motivo de férias, essa falta apenas poderia ser compensada com o reforço do trabalho daqueles que não estão de férias – ou seja, com recurso ao trabalho extraordinário. Mas como existe greve ao trabalho extraordinário, essa solução não é viável…
SPACE
Claro que isto não é uma explicação séria, até porque, mantendo-se a greve às horas extraordinárias há oito meses, sem fim à vista, a CP tinha a obrigação de gerir as férias do seu pessoal de forma a não criar o problema que está agora a ocorrer.  
SPACE
Trata-se, pois, de um puro ato de má gestão por parte da CP, que tem causado enormes transtornos aos seus utentes.
SPACE
E o mais grave é que, a confirmar-se que ao longo do ano a CP foi recusando conceder férias a muitos trabalhadores, para as concentrar nesta altura, começa a ser legítimo suspeitar de que esta situação terá sido propositadamente criada pela CP, para pôr os utentes com os cabelos em pé, contra os trabalhadores que estão em greve às horas extraordinárias. É grave porque isso significaria que a CP anda a fazer joguinhos de guerra com os sindicatos, à custa da qualidade do serviço público prestado aos cidadãos.
SPACE
P.S. Mais uma vez, os sindicatos ferroviários não fazem tréguas no dia de Natal, dia em que os comboios não vão circular por motivo de greve ao trabalho em dias feriados. É pena. Recomendo novamente aos grevistas que não excecionaram o dia de Natal o filme “Feliz Natal.
SPACE

Sem comentários:

Enviar um comentário